MONTALEGRE

BATATA

A introdução da cultura da batata em Barroso contribuiu para uma maior multiplicidade agrícola e estimulou a necessidade do Homem aperfeiçoar, ao longo dos tempos, novos meios e técnicas de forma a atenuar o trabalho agreste das tarefas agrícolas. Portugal, tal como os muitos países da Europa, foi confrontado no século passado com a debilidade das plantas da batata, devido à progressiva degeneração das culturas provocada por vírus. Para inverter esta situação, e uma vez que os vírus não passavam do aparelho vegetativo para a semente, tentou-se obter novas variedades recorrendo à sementeira. A determinada altura, os lavradores aperceberam-se que as plantas conservavam durante mais tempo a sua força quando cultivadas em zonas de altitude e geravam melhores produções quando cultivadas nas terras baixas.

As condições naturais que se fazem sentir no concelho de Montalegre, especialmente altitudes médias próximas dos 850 m e um Inverno bastante longo e rigoroso, tornaram-na uma zona privilegiada para a obtenção de batata de semente de grande qualidade.

Atualmente, retomamos o excelente trabalho dos fundadores da “Cooperativa Agrícola dos Produtores de Batata para Semente de Montalegre” em 1938, ao efetuar coletivamente as operações de armazenamento, escolha, calibragem, ensaque e comercialização deste minério de Barroso.