BATATA DE MONTALEGRE
BATATA DE SEMENTE CERTIFICADA
A introdução da cultura da batata em Barroso contribuiu para uma maior multiplicidade agrícola e estimulou a necessidade do Homem aperfeiçoar, ao longo dos tempos, novos meios e técnicas de forma a atenuar o trabalho agreste das tarefas agrícolas. Portugal, tal como os muitos países da Europa, foi confrontado no século passado com a debilidade das plantas da batata, devido à progressiva degeneração das culturas provocada por vírus. Para inverter esta situação, e uma vez que os vírus não passavam do aparelho vegetativo para a semente, tentou-se obter novas variedades recorrendo à sementeira. A determinada altura, os lavradores aperceberam-se que as plantas conservavam durante mais tempo a sua força quando cultivadas em zonas de altitude e geravam melhores produções quando cultivadas nas terras baixas. As condições naturais que se fazem sentir no concelho de Montalegre, especialmente altitudes médias próximas dos 850 m e um Inverno bastante longo e rigoroso, tornaram-na uma zona privilegiada para a obtenção de batata de semente de grande qualidade.
De modo a retomar o excelente trabalho dos fundadores da “Cooperativa Agrícola dos Produtores de Batata para Semente de Montalegre” em 1938, a Coopbarroso tem efetuado coletivamente as operações de controlo, armazenamento, escolha, calibragem, ensaque e comercialização da Batata de Semente de Montalegre. Apesar de se ter suspendido esta iniciativa durante alguns anos, em 2020 o atual Conselho de Administração recuperou a produção com três produtores, tendo sido um sucesso com o escoamento total da semente num curto espaço de tempo. Da última campanha (2024), fizeram parte oito produtores que foram acompanhados pelos técnicos da Coopbarroso com avaliações periódicas realizadas pelos técnicos da DGAV a fim de garantir que a mesma está isenta de patologias desde a plantação ao ensaque. Só assim se conseguirá garantir que a única batata de semente certificada a nível nacional tenha a garantia de qualidade.
BATATA DE CONSUMO
Em 2021 foi realizado um ensaio de comercialização da batata de consumo da Coopbarroso em alguns pontos de venda físicos a nível nacional. Após analisar a potencialidade da batata de consumo, a Coopbarroso decidiu criar e registar uma marca própria que permitisse identificar e garantir a autenticidade do nosso produto, assim surgiu a Batata de Montalegre, registada no INPI com logotipo próprio. Desde então, a quantidade de batata comercializada tem vindo a aumentar, prova de que se trata de um produto diferenciado.
Face a esta nova iniciativa, decidiu-se avançar não só com a comercialização, mas com uma melhoria respeitante à investigação e formação através de protocolos com o Instituto Politécnico de Bragança e a empresa SEEDS – Sociedade Europeia de Exportação e Distribuição S.A. Com estas instituições são realizados ensaios de variedades diversas, com o intuito de aumentar a produtividade e consequentemente a rentabilidade do sector no nosso concelho.